sábado, 19 de setembro de 2009

Contra a liberdade de expressão e compartilhamento

Em uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), a nova geração, acostumada a liberdade e a sempre ouvir sobre lutas contra proibições, começou a viver o dilema de enfrentar restrições, logo com algo que nasceu para ser aberto: a internet.
"De acordo com a decisão, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e outros, responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do K-Lite Nitro, estão proibidos de disponibilizar o software P2P, enquanto nele não forem instalados filtros que evitem que as gravações protegidas por Direito Autoral de titularidade das companhias representadas pela APDIF do Brasil sigam sendo violadas de forma maciça e constante pelos usuários do referido software”. Se não bastassem proibir o compartilhamento, definido simplesmente pelas grandes empresas fonográficas do país (EMI, Som Livre, Sony Music, Universal Music e Warner Music) como pirataria, os desenvolvedores é que receberam a punição pelo uso do software.
Segundo Cadari, o sofwtare K-Lite Nitro foi baseado no programa de código aberto KCEasy e não tem o objetivo de infringir direitos autorais, apesar da “potencialidade” de download ilegal. “É como uma faca, que tem a potencialidade de matar. Um carro também tem a potencialidade de matar, em acidentes de trânsito. Por que não são proibidos também?”, questiona.
“Estão colocando a culpa da queda nas vendas da indústria fonográfica em uma empresa de fundo de quintal de Curitiba”, disse Cadari, cuja empresa tem quatro funcionários. “A guerra não é só contra mim; é contra todos os internautas brasileiros, contra a liberdade de expressão”.
Agora é justo culpar o desenvolvedor pela falta de criatividade e tradicionalismo absurdo das gravadoras, em que não conseguem usar tantos outros meios possíveis para obterem os lucros?
É interessante como eles tentam defender tanto os direitos autorais, sendo que muitos dos próprios artistas são a favor do compartilhamento e da música livre, esse é o caso de bandas como O Teatro Mágico que colocam em seu site toda a discografia para serem baixadas gratuítamente.
O vocalista da banda Detonautas também é a favor da música livre, “Como músico acredito que a música é livre para as pessoas ouvirem da forma que quiserem. Agora, do lado de quem trabalha na indústria, tem que haver um meio termo para que as pessoas que trabalham e vivem da música possam ser recompensadas pelo seu trabalho. Afinal, a música surge de muito trabalho, que envolve muita gente. Mas qualquer visão radical me soa um pouco descabida. Acredito que essa questão devia ser levada ao público. As gravadoras têm que entender que a tecnologia chegou, a internet está aí, e não tem mais volta. Como músico, não sou contra as pessoas baixarem minhas músicas de graça. Eu mesmo já disponibilizei minha música de graça, mas tive que me entender depois com a minha gravadora".
Quando é que perceberão que só chegamos onde chegamos, porque informações foram passadas e compartilhadas entre gerações? Novamente a "justiça" agindo para os interesses comerciais, não para o que realmente precisam, ahhhh ..... e o Sarney continua só na pizza, pra variar.

Vários cursos on-line gratuítos

Acabei de fazer um limpa nos meus favoritos e reencontrei vários e vários links de cursos on-line gratuítos, tendo um tempo livre, é ótimo renovar as idéias ;-)

fica aí a dica

http://www.unipacto.com.br/cursos/index.php?msg=ok
- Unipacnet

http://treinamento.solucaolivre.com.br/
- Curso de Slackware Linux

http://www.ibm.com/developerworks/br/
- IBM

http://www.tomasvasquez.com.br/videos.html - Vídeos sobre excel

http://www.youtube.com/view_play_list?p=9C3099B804C7A58D - Video Aulas sobre linux

http://www.youtube.com/view_play_list?p=CB34AAF0FB74134F http://www.youtube.com/view_play_list?p=F57A54EA3C150D7D - video aulas sobre eclipse e java

http://www.youtube.com/view_play_list?p=EA057032E103EADD video aulas sobre Blender

http://razgrizbox.wordpress.com/
- Dicas sobre o gimp, esse aqui é muito bom, o criador é referência nacional em uso de ferramentas livres

http://www.kretcheu.com.br/ - video aulas sobre Linux

http://www.profissionalizando.org/curso-gratis-de-ingles
- Curso de ingles

http://www.profissionalizando.org/curso-gratis-de-frances
- Curso de francês

http://www.siteselinks.com.br/cursos_online.htm
- várias dicas

http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
- FVG

http://carreiradeti.com.br/cursos-on-line-gratis-atualizar-carreira/ - dicas

http://www.nextgenerationcenter.com/v3/web/index.php - Intel

http://cursos.linuxbrasil.org.br/demo/ - Linux Brasil

http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/index_html?foco=HTML/Minicursos - Unicamp


:-)

Latinoware 2009


Em outubro, Foz do Iguaçu será, mais uma vez, a sede da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2009. Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da áreas, são esperadas para a sexta edição do evento, que será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.

Como nas edições anteriores, a Latinoware deve bater recorde de público e, mais uma vez, será palco para personalidades internacionais e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina apresentarem suas soluções em Software Livre.

Para isso, a programação da Latinoware 2009 contará com palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

Veja alguns números alcançados na edição de 2008 da Latinoware:

3.549 participantes
199 palestras
34 minicursos
23 reuniões
16 expositores


http://www.latinoware.org/node/35



Contador de usuários Gnu/Linux

É claro que não da pra saber exatamente quantos usuários GNU / Linux existem, mas um contador é um informativo bem interessante, em que podemos acompanhar a popularização e o sucesso da turma do pinguim


Para se identificar tbm, clique aqui