Progress é uma linguagem de programação que foi desenvolvida pela empresa Progress Software Corporation em 1984, e que permanece até hoje sendo uma linguagem estável, de fácil entendimento e desenvolvimento.
A Progress Corporation tem sua sede em Bedford, Massachusetts USA, com filiais em diversos países. No Brasil sua representante é a Progress do Brasil/SP.
Uma das maiores atrativos do Progress é sua portabilidade e independência de plataforma. Ele funciona em praticamente todos os sistemas operacionais existentes como DOS, Windows, UNIX, OS/2, Novell, VMS, Motif, Xenix, CTOS entre diversos outros, isso utilizando o mesmo código fonte.
Seu Banco de Dados Relacional é de altíssima performance e extrema segurança, igual ou até mesmo superior ao bancos mais populares do mercado como Oracle, DB/2 IBM, Sybase, MS-SQL Server, entre outros.
A perfeita integração entre linguagem e banco de dados fazem do Progress uma excelente ferramenta para construção de qualquer aplicação comercial. Isso porque
as camadas de desenvolvimento - regras de negócios, dados e interface estão totalmente interligadas, o que evita qualquer redundância ou retrabalho em qualquer camada da aplicação.
A atualização e distribuição dos aplicativos em Progress também é bastante simplificada. Um sistema pode ser totalmente centralizado para acesso de vários
clientes simultâneos e atualizado a qualquer tempo, parcialmente ou completamente sem gerar qualquer erro ou necessitar de uma parada momentânea do sistema.
O funcionamento do Progress é bastante simples. A configuração típica e mais comum é a instalação e armazenamento centralizado do Progress servidor e cliente, bancos de dados e aplicações em um servidor disponível para acesso de diversos clientes em rede.
Há também diversas outras configurações possíveis para uma aplicação Progress: múltiplos servidores, bancos de dados distribuídos entre servidores e/ou plataformas
distintas, como será visto no capítulo Arquiteturas de aplicação. A figura a seguir exemplifica melhor uma configuração mais simples.
O mercado de trabalho oferece várias oportunidades, um exemplo de sistema que usa essa linguagem é o EMS da antiga Datasul, hoje Totvs, este é um sistema ERP completo e estável, usado por diversas empresas, em todas as regiões brasileiras.
Sendo uma linguagem proprietária, não é tão fácil encontrar informações na internet, mas caso tenha interesse, recomendo o fórum 4EACH, onde é possível encontrar várias dicas sobre a linguagem e sobre sistemas que a usam, também há uma versão em espanhol, o 4EACH Foro, onde proporciona conhecer outros sistemas relacionados.
Fonte: Dominando o Progress – de Márcio Brener