domingo, 31 de outubro de 2010
Ubuntu 10.10
E a galera de marketing também está de parabéns, o novo vídeo-propaganda do Ubuntu 10.10 ficou muito bem feito.
Steve Jobs em Stanford!!!
A forma como dirigiu a Apple, uma empresa de garagem que se tornou referência em tecnologia, a garra para vencer obstáculos, como o de enfrentar um câncer ou de ser demitido de sua própria empresa, dando a volta por cima em todas as situações.
Abaixo segue o discurso feito por ele em 2005 para os formandos de Stanford, vale a pena conferir.
Parte (1):
Parte (2):
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Esteganografia – ocultando mensagens em arquivos
De acordo com a wikipédia, esteganografia “(do grego "escrita escondida") é o estudo e uso das técnicas para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra. Em outras palavras, esteganografia é o ramo particular da criptologia que consiste em fazer com que uma forma escrita seja camuflada em outra a fim de mascarar o seu verdadeiro sentido.”
É importante frisar a diferença entre criptografia e esteganografia. Enquanto a primeira oculta e embaralha a mensagem, a segunda oculta a existência da mensagem.
A constante busca por segurança e confiabilidade das informações contribui para o desenvolvimento de diversos tipos e métodos que proporcione uma identificação real de algo, como por exemplo, do dinheiro.
Na imagem abaixo observamos diversas características que nos permitem identificar se uma nota é verdadeira ou não.
Identificamos assim o uso da técnica da esteganografia, por exemplo na marca d'água com o desenho da bandeira, as microimpressões, dentre outras. Essas técnicas podem ser aplicadas em textos, imagens, áudios, etc. Abaixo notamos a imagem de uma carteira de habilitação, e observe quantas técnicas são usadas para a identificação da exatidão do documento.Segue mais um exemplo de esteganografia, a imagem de cima é original, e a imagem de baixo contem um arquivo .txt. Você consegue identificar onde está esse arquivo?
A olho nú, elas são idênticas, inclusive com o mesmo tamanho: 58,7 Kb, aparentemente nenhuma diferença, mas abaixo demonstro como essa técnica foi usada usando o programa S – Tools que pode ser obtido aqui .
Por enquanto, conheço só esse programa que roda no windows, mas vou começar a pesquisar ferramentas livres e assim que tiver mais informações, posto aqui no blog.
Bem, para começar, não é necessário instalar o S-Tools, é um programa executável que começará direto. Abra o programa, no canto inferior esquerdo, maximize a aba Actions.
Escolha uma imagem ( que esteja no formato .bmp ou .jpg ) e a arrasta para dentro do programa
Faça um arquivo .doc ou .txt que será a mensagem “subliminar” , salve e também arraste para dentro do programa.
Assim que colocar o arquivo, abrirá uma janela onde pedirá uma senha e que você escolhe o tipo de criptografia que será usado e clique em OK. Vá com o botão direito sobre a imagem e salve colocando a extensão.
Para ver o conteúdo da imagem esteganografada ( espero que seja assim que se escreve :-P ) faça o processo inverso. Arraste a imagem esteganografada para dentro do programa.
Clique com o botão direito sobre a imagem e selecione Reveal.
Coloque a senha e o tipo de criptografia usada anteriormente.
Na janela clique com o botão direito sobre o nome do arquivo e salve com a extensão inicial, .doc ou .txt
Agora é só abrir o arquivo que conhecerá o conteúdo da “mensagem oculta”.
Muito interessante essa técnica, estou ficando encantada por Segurança da Informação, nada como ter um bom professor, por isso os créditos desse post é do professor Denny Noronha, que está cativando todos nós graças aos conteúdos e formas de abordá-los. Espero que seja de proveito a outros também ;-)
Ahhh e se quiser conferir o arquivo .txt da imagem com esteganografia (a segunda imagem do computador) a senha é 123 e a opção de criptografia é a IDEA, confiram ;-)
Somos mais de 1% , vamos participar galera !!!
Eles pretendem desmentir as estatísticas de certas organizações e imprensa que dizem que o uso do GNU/Linux não supera 1%.
Clique aqui para participar.
Vamos ajudar galera!
terça-feira, 19 de outubro de 2010
19 de Outubro, dia do profissional de TI
Detalhes à parte – gostaria de escrever “brincadeiras à parte”, mas essa introdução não foi brincadeira, acontece com mais regularidade do que você imagina – os profissionais de tecnologia são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas presentes em nosso planeta. Hoje, tudo está ligado a alguma máquina, o tempo todo somos bombardeados por lançamentos e desenvolvimentos tecnológicos.
Mas ainda há muita confusão quando vamos descrever o que realmente fazemos, há diversos segmentos na área de informática, que pode até mesmo ser uma surpresa para quem não convive diretamente com esses profissionais. Vamos conhecer algumas das opções de carreira para quem deseja ingressar nesse mercado:
Técnico em Informática: Essa nomenclatura causa bastante polemica, um técnico em informática é só realmente quem faz apenas curso técnico ou tecnólogo? É quem cuida mais da parte física como manutenção? Quando fiz curso técnico, o nome do curso era “ Técnico em informática ”, mas na verdade, se tratava de um curso de programação, o que causou uma surpresa em muitos. Esse termo, técnico em informática, acabou sendo generalizado para várias áreas, porque aparentemente fica mais fácil para, ao menos, imaginar do que se trata, e normalmente, um técnico em informática realmente cuida de vários setores. Nas definições de certos cursos, dão a seguinte descrição: “O técnico em Informática desenvolve sistemas através de análise e programação, projeta, configura e instala redes, projeta e confecciona trabalhos ... e páginas para Internet. ” ( Unitau )
Programador: Um programador ou desenvolvedor de software refere-se a alguém que faz desenvolvimento ou manutenção de softwares. É considerado um dos cargos mais importantes da informática por criarem programas que a comunidade necessita.
Alguns tipos de programadores:
- Engenheiro de Software: São considerados programadores universais pois são especializados em diversas áreas, sendo considerados por alguns como Hackers pelo seu vasto conhecimento em todas as áreas abrangentes à modelagem e à construção de uma aplicação ou sistema.
- Desenvolvedor Web: É o programador Web, encarregado pelo desenvolvimento de sites e sistemas para Web, com conhecimentos nas mais diversas linguagens para este fim, tais como HTML, C#, Java, PHP, etc...
- Analista de Segurança: É um programador que geralmente faz programas para redes ou testa vulnerabilidades de sistemas e realiza teste de software especializado, para ver se há existência de vulnerabilidades. Muitos são "White Hackers", ou seja, hackers especializados em quebrar segurança de empresas, que aceitam trabalhar para as mesmas para descobrir e eliminar vulnerabilidades nas suas redes.
Gerente de Projetos: O papel gerente de projeto aloca recursos, ajusta as prioridades, coordena interações com clientes e usuários e geralmente mantém a equipe do projeto concentrada na meta certa. O gerente de projeto também estabelece um conjunto de práticas que garantem a integridade e a qualidade dos artefatos do projeto. ( http://www.wthreex.com/rup/process/workers/wk_projm.htm )
Administrador de Rede: O Administrador de Rede tem como atribuição principal o gerenciamento da rede local, bem como dos recursos computacionais relacionados direta ou indiretamente. ( Wikipedia )
Essas profissões apresentadas são apenas algumas das muitas opções que o mercado relacionado a tecnologia oferece. Junto com elas, ainda há um leque enorme de possibilidades. Portanto, nesse dia do profissional de informática, vale a pena investir na pesquisa do que realmente trata esse segmento.
fonte: Vida de Suporte
sábado, 2 de outubro de 2010
GNUtéco - nosso ponto de encontro para comunidades de Software Livre
Estamos com uma iniciativa muito atraente e revigorante para Campinas e região, o GNUtéco.
O GNUtéco vem para reforçar ainda mais os laços e interações com encontros entre comunidades que propõem e incentivam o uso do Software Livre. Nosso objetivo é aproximar essas comunidades visando a troca de experiências e a difusão da informação.
Em cada encontro haverá uma palestra seguida de um debate aberto entre os presentes, não necessariamente relacionado ao tema da palestra e, para que os que ainda resistirem, uma confraternização.
E o primeiro encontro já está marcado. No dia 10 de outubro será o lançamento do Ubuntu 10.10 (Maverick Meerkat), a data é muito especial, apelidada pela comunidade como o 10 perfeito.
Junto com a fundação do nosso GNUtéco, iremos nos reunir e fazer uma grande festa de lançamento da nova versão, bem como confraternizar com todas as comunidades GNUs interessadas.
O local é o República Pizza Bar em Sousas, na Av. Antônio Carlos Couto de Barros, 650 - Sousas – Campinas. ( http://republicapizzabar.com.br/index.htm )
Daremos início ao evento as 18:00hs com uma palestra intitulada Sou legal, uso Software Livre apresentada pelo Edson Lima e depois, é tomar chope e comer pizza. (*)
É importante que confirme sua presença com antecedência para que as mesas sejam reservadas. Podem entrar em contato através do nosso grupo ( http://groups.google.com.br/group/gnuteco?hl=pt-BR ) ou obter mais informações em nosso site ( http://www.gnuteco.org/ )
Contamos com a presença e o apoio de todos, juntem-se a nós para essa tarefa de levar informação e conhecimento adiante .
(*) Consumo por conta de cada participante.