segunda-feira, 13 de setembro de 2010
A visão dos estudantes
domingo, 12 de setembro de 2010
Reflexões - Semana da Tecnologia - FATEC Jundiaí
Mas para quem sabe valorizar as oportunidades que surgem, tivemos vários conteúdos interessantes, no meu caso em especial, aproveitei os minicursos de java, ouvi muitas palestras legais, e também corri muito para tentar ajudar na organização para que tudo desse certo. Vou tentar passar um pouco do conteúdo que aproveitei.
Por causa do emprego, não consegui aproveitar a programação da manhã, mas ví que a galera de eventos caprichou no assunto, tivemos um conteúdo bastante diversificado, envolvendo sustentabilidade, diversão e cultura. O período da tarde era mais voltado para logística e informática.
Na quarta-feira, o professor Claudio Luís deu um excelente minicurso de JavaScript, fazendo uso de vários exemplos e levando toda a galera a realmente colocar a mão na massa. O conteúdo foi introdutório mas muito interessante, aqui você encontra um pequeno resumo do que foi apresentado .
No período da noite, assisti a palestra sobre o Parque Tecnológico de Jundiaí, é um projeto bastante interessante, e trará muitos benefícios para a cidade, inclusive para a própria FATEC, já que está no projeto também construir um espaço para a faculdade dentro do próprio parque. Tomara que o projeto seja realmente levado adiante.
Na quinta-feira, no período da tarde, o professor Claudio Luís e o professor Benedito Christiano ministraram o curso de J2ME – Java para Mobile, na minha opinião, um dos mais divertidos e interessantes, foi muito legal entender como é feito um aplicativo para celular, e principalmente ver na prática o resultado, assim que tiver tempo, tento postar um resumo do curso aqui no blog. No período da noite, assisti a palestra sobre introdução a PROGRESS, embora já trabalhe com isso a mais de um ano, conhecimento é sempre bem vindo, e conhecer pessoas da área também, obrigada Sr Antonio Menegatti pela oportunidade.
A sexta feira foi o dia mais corrido, e também o mais especial. Graças a ajuda do Paulo Christiano, conseguimos várias palestras envolvendo Software Livre, o que da um brilho e um prazer ainda maior ao evento. Pessoas extremamente profissionais, engajadas e focadas se dispuseram gentilmente a viajar para uma faculdade pequena no interior de São Paulo, de forma voluntária, visando apenas o compartilhamento de informações. Isso é mágico, e reforça ainda mais o orgulho de defender e promover essa filosofia.
Abrimos a tarde de sexta feira com a excelente palestra do Laércio Tardochi, que falou sobre o BrOffice, uma suíte de escritório livre e que atende perfeitamente a todas as nossas necessidades, pode conhecer um pouquinho dessa ferramenta aqui.
Logo após o Laércio, tivemos a palestra do Alexandre Marques de Oliveira, o famoso Rencka, que palestrou sobre a Educação para o Futuro, mostrando exemplos de como o software livre é importante e útil para a educação, há diversas ferramentas que auxiliam no aprendizado em todos os seguimentos.
A terceira palestra foi com o próprio Paulo Christiano, que apresentou o tema Ubuntu – Libertando seu Desktop, o Ubuntu é realmente uma excelente distribuição gnu/linux, fácil e completa, promovendo ainda mais a inclusão digital e o acesso ao mundo tecnológico. A quarta palestra da tarde foi com o Carlos Ribeiro sobre o OpenSuse, foi interessante conhecer essa distro, visto que sempre me foquei apenas ao Debian e Ubuntu, como o KDE está fantástico, fiquei tão motivada que hoje mesmo instalei a distro para começar a fuçar um pouquinho, vale a pena.
A noite, tivemos a presença do Edson do Ubuntu Campinas, que falou de uma forma muito agradável e instrutiva sobre a legalidade do software com o tema Sou Legal, uso Software Livre, e ao mesmo tempo, umas das mais esperadas, a do Hélder Maurício sobre Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Software Livre, um assunto interessante e que foge um pouco do escopo que nossa grade proporciona, por isso, muito legal.
A próxima palestra foi com o Carlos Donizete, o famoso Coringão falando sobre o Ubuntu Games, mostrando ainda mais que hoje em dia, tudo é possível com o gnu/linux. Pudemos contar também e novamente com o João Bueno dando minicurso de Python, uma linguagem fantástica, com a correria não pude comparecer, mas tenho certeza que foi fantástico, já tive a oportunidade de fazer o curso uma vez, e sei que vale a pena. Pra fechar a noite com chave de ouro, tivemos a presença do Marcos Sungaila com o tema Mercado de Trabalho e Certificação, para nós que estamos começando a carreira profissional agora, é ótimo ouvir dicas de como sobreviver e vencer o mercado de trabalho, conhecer o caminho do sucesso pela visão de profissionais tão experientes realmente vale a pena.
Tivemos muitas outras atividades, espero que os participantes também tiraram proveito dessas. Enfim, foi uma semana bastante produtiva e interessante. Muito obrigada a todos que compareceram, especialmente ao professor Luciano Peraro e todos os outros professores e alunos da ETEVAV ( Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti ) por comparecer, prestigiar e dar o devido valor a “Semana da Tecnologia” da FATEC, que os próprios alunos e alguns professores fatecanos não deram. Para nós, com certeza valeu a pena !!!
Minicurso JavaScript
Olá galera, um dos minicursos propostos para a “Semana da Tecnologia” na FATEC Jundiaí foi sobre Javascript, segue abaixo um breve resumo do conteúdo apresentado.
JavaScript é uma linguagem de programação que é interpretada e executada direto nos navegadores, essa linguagem foi criada para atender, principalmente, às seguintes necessidades:
Validação de formulários no lado cliente (programa navegador);
Interação com a página.
Assim, foi feita como uma linguagem de script. JavaScript tem sintaxe semelhante à do Java, mas é totalmente diferente no conceito e no uso.
De acordo com seu sistema de tipos, o JavaScript é:
fraca - sua tipagem é mutável;
dinâmica - uma variável pode assumir vários tipos diferentes durante a execução;
implícita - as variáveis são declaradas sem tipo.
É interpretada, ao invés de compilada;
Possui ótimas ferramentas padrão para listagens (como as linguagens de script, de modo geral);
Oferece bom suporte a expressões regulares (característica também comum a linguagens de script).
Abaixo segue os códigos fontes dos exemplos que fizemos, para ver a execução, basta copiar e colar em qualquer editor de texto, salvar com a extensão .html e executar no navegador. Para que o interpretador do blogger não entenda os códigos como se devesse interpretar, coloquei todos os códigos no pastebin.
Exemplo 1 – Apresentando na tela informações ao usuário.
http://pastebin.com/FMgyXSC6
Exemplo 5 – Janelas de alertas ao usuário.
http://pastebin.com/Z74WpwsVExemplo 6 – Pegando informação do usuário.
http://pastebin.com/bdMytE8g
Abaixo segue um exemplo de como ficará, mas não funcionará por problema de interpretação aqui no blogger
Calculadora Simples
Créditos: Professor Cláudio Luís - minicurso sobre JavaScript ministrado durante a semana da tecnologia na FATEC Jundiaí
sábado, 4 de setembro de 2010
Revista Espírito Livre - Edição nº 17
Mas vamos lá, anunciando mais uma vez a nova edição da revista Espírito Livre. Nessa edição o tema é sobre TI Verde.
Como sempre, as matérias estão fantásticas, chamo a atenção para a matéria do Alexandre Oliva sobre o presente que ele ganhou no "Dia dos Pais", além de descobrir que ele realmente tem uma princesinha em casa, é muito interessante como crianças conseguem entender o conceito de compartilhar e a necessidade de buscar outras ferramentas visando o incentivo e a continuidade do software livre, menininha fofa *-*, só falta os adultos entenderem isso também.
Gostei muito da matéria sobre python, excelentes informações, para mudar os conceitos. Sempre recomendo a coluna do Cezar Taurion, sempre vem com uma visão muito interessante, e com muita experiência. Enfim, são tantas matérias legais, que só conferindo mesmo, faça o download aqui, e comece a aproveitar o que tem de melhor em questão de informação do mundo livre.