domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexões - Semana da Tecnologia - FATEC Jundiaí

Nesta semana, entre os dias 08 a 10 de Setembro, tivemos na FATEC Jundiaí a “Semana da Tecnologia”, como sempre com muitos assuntos interessantes, mas infelizmente nem sempre valorizados pelos alunos. Temos que reconhecer que boa da parte da culpa da situação da educação no país se deve aos próprios alunos que não aproveitam essas oportunidades, apenas olham para seus próprios umbigos e ainda reclamam dos que tentam fazer a diferença.

Mas para quem sabe valorizar as oportunidades que surgem, tivemos vários conteúdos interessantes, no meu caso em especial, aproveitei os minicursos de java, ouvi muitas palestras legais, e também corri muito para tentar ajudar na organização para que tudo desse certo. Vou tentar passar um pouco do conteúdo que aproveitei.

Por causa do emprego, não consegui aproveitar a programação da manhã, mas ví que a galera de eventos caprichou no assunto, tivemos um conteúdo bastante diversificado, envolvendo sustentabilidade, diversão e cultura. O período da tarde era mais voltado para logística e informática.

Na quarta-feira, o professor Claudio Luís deu um excelente minicurso de JavaScript, fazendo uso de vários exemplos e levando toda a galera a realmente colocar a mão na massa. O conteúdo foi introdutório mas muito interessante, aqui você encontra um pequeno resumo do que foi apresentado .

No período da noite, assisti a palestra sobre o Parque Tecnológico de Jundiaí, é um projeto bastante interessante, e trará muitos benefícios para a cidade, inclusive para a própria FATEC, já que está no projeto também construir um espaço para a faculdade dentro do próprio parque. Tomara que o projeto seja realmente levado adiante.

Na quinta-feira, no período da tarde, o professor Claudio Luís e o professor Benedito Christiano ministraram o curso de J2ME – Java para Mobile, na minha opinião, um dos mais divertidos e interessantes, foi muito legal entender como é feito um aplicativo para celular, e principalmente ver na prática o resultado, assim que tiver tempo, tento postar um resumo do curso aqui no blog. No período da noite, assisti a palestra sobre introdução a PROGRESS, embora já trabalhe com isso a mais de um ano, conhecimento é sempre bem vindo, e conhecer pessoas da área também, obrigada Sr Antonio Menegatti pela oportunidade.

A sexta feira foi o dia mais corrido, e também o mais especial. Graças a ajuda do Paulo Christiano, conseguimos várias palestras envolvendo Software Livre, o que da um brilho e um prazer ainda maior ao evento. Pessoas extremamente profissionais, engajadas e focadas se dispuseram gentilmente a viajar para uma faculdade pequena no interior de São Paulo, de forma voluntária, visando apenas o compartilhamento de informações. Isso é mágico, e reforça ainda mais o orgulho de defender e promover essa filosofia.

Abrimos a tarde de sexta feira com a excelente palestra do Laércio Tardochi, que falou sobre o BrOffice, uma suíte de escritório livre e que atende perfeitamente a todas as nossas necessidades, pode conhecer um pouquinho dessa ferramenta aqui.

Logo após o Laércio, tivemos a palestra do Alexandre Marques de Oliveira, o famoso Rencka, que palestrou sobre a Educação para o Futuro, mostrando exemplos de como o software livre é importante e útil para a educação, há diversas ferramentas que auxiliam no aprendizado em todos os seguimentos.

A terceira palestra foi com o próprio Paulo Christiano, que apresentou o tema Ubuntu – Libertando seu Desktop, o Ubuntu é realmente uma excelente distribuição gnu/linux, fácil e completa, promovendo ainda mais a inclusão digital e o acesso ao mundo tecnológico. A quarta palestra da tarde foi com o Carlos Ribeiro sobre o OpenSuse, foi interessante conhecer essa distro, visto que sempre me foquei apenas ao Debian e Ubuntu, como o KDE está fantástico, fiquei tão motivada que hoje mesmo instalei a distro para começar a fuçar um pouquinho, vale a pena.

A noite, tivemos a presença do Edson do Ubuntu Campinas, que falou de uma forma muito agradável e instrutiva sobre a legalidade do software com o tema Sou Legal, uso Software Livre, e ao mesmo tempo, umas das mais esperadas, a do Hélder Maurício sobre Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Software Livre, um assunto interessante e que foge um pouco do escopo que nossa grade proporciona, por isso, muito legal.


A próxima palestra foi com o Carlos Donizete, o famoso Coringão falando sobre o Ubuntu Games, mostrando ainda mais que hoje em dia, tudo é possível com o gnu/linux. Pudemos contar também e novamente com o João Bueno dando minicurso de Python, uma linguagem fantástica, com a correria não pude comparecer, mas tenho certeza que foi fantástico, já tive a oportunidade de fazer o curso uma vez, e sei que vale a pena. Pra fechar a noite com chave de ouro, tivemos a presença do Marcos Sungaila com o tema Mercado de Trabalho e Certificação, para nós que estamos começando a carreira profissional agora, é ótimo ouvir dicas de como sobreviver e vencer o mercado de trabalho, conhecer o caminho do sucesso pela visão de profissionais tão experientes realmente vale a pena.

Tivemos muitas outras atividades, espero que os participantes também tiraram proveito dessas. Enfim, foi uma semana bastante produtiva e interessante. Muito obrigada a todos que compareceram, especialmente ao professor Luciano Peraro e todos os outros professores e alunos da ETEVAV ( Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti ) por comparecer, prestigiar e dar o devido valor a “Semana da Tecnologia” da FATEC, que os próprios alunos e alguns professores fatecanos não deram. Para nós, com certeza valeu a pena !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário