domingo, 20 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
Instalando o apache2, o php5 e o mysql5 no ubuntu
Olá Pessoal! O assunto hoje é: Instalando servidores APACHE2, PHP5 E MYSQL5 no Seu UBUNTU 9.10.
Há vários artigos sobre isso na internet, mas, para quem está iniciando é realmente difícil de se entender como tudo funciona! Então, espero que eu possa por meio deste, ajudar a quem está começando, à entender esse maravilhoso universo LINUX.
CONSOLE
CONSOLE (Brasil), CONSOLA (Portugal) ou simplesmente, TERMINAL, É uma ferramenta poderosa que nos permite realizar qualquer operação no sistema por meios de comandos.
Abrimos o terminal: APLICATIVOS >>> ACESSÓRIOS >>> TERMINAL
Inserimos o seguinte comando:
"sudo apt-get update" (sem as aspas), + [ENTER].
Ao digitar "SUDO" você está obtendo permissões de super usuário, então, o sistema irá pedir sua senha. "[sudo] password for...," ao digitar, não irá aparecer nada na tela, mas, calma, é assim mesmo, para sua segurança!
Depois, digitamos o comando:
$ sudo apt-get install apache2 mysql-server-5.0 php5 php5-mysql + [ENTER]
Isso irá instalar os servidores citados acima!!!
No meio do processo, o sistema pedirá para que você insira uma senha para o administrador do banco de dados mysql! insira a senha, logo após ele pedirá para que você repita a senha digitada.
Vamos agora habilitar os módulos do php no apache!
Habilitando e carregando os módulos php no apache:
No terminal, inserimos o seguinte:
$ cd /etc/apache2/mods-enabled/
$ sudo ln -ns ../mods-available/php5.conf php5.conf
$ sudo ln -ns ../mods-available/php5.load php5.load
$ sudo /etc/init.d/apache2 reload
Algumas dicas são:
Para instalar o PHPMYADMIN:
$ sudo apt-get install phpmyadmin
Caso não tenha colocado a senha no mysql
$ mysqladmin -u root password "SENHA" (pode ser qualquer senha para acessar o banco de dados!)
Editando e testando a index no diretório do servidor!!!
Quando você for até o diretório padrão do apache, onde você colocará seus arquivos web, que no caso é "/var/www/", você não poderá editar os arquivos, nem salvar nada nesse diretório, aparecerá que você não tem permissão! a não ser que já esteja logado como root, você deverá abrir o arquivo como super-usuário (root), pode fazer isso pelo terminal, dar permissão ao diretório com "chmod" mas, vou passar um modo bem mais fácil para quem ta vindo do windows e não se acostumou ainda com as linhas de comando.
O nautilus é o gerenciador de arquivos, o que no windows seria o windows explorer,...Ele tem várias outras utilidades que não cabe ao assunto tratado! Deixarei para falar sobre as ferramentas do SO em outra oportunidade
Abra o navegador de arquivo:
Click em LOCAIS >>>COMPUTADOR
Quando abrir o navegador de arquivos, tecle ALT + F2.
Abrirá uma janela na qual você irá digitar o seguinte comando:
gksu nautilus
Pronto! Feito isso, navegue até o diretório "/var/www/" e edite ou crie um arquivo info.php.
Nesse arquivo (info.php), insira o seguinte comando: <?php phpinfo(); ?>
salve o arquivo.
Agora, vamos testar!
Abra seu navegador WEB e digite o seguinte endereço: http://localhost/info.php
se tudo ocorreu bem, sem problema nenhum, aparecerão informações sobre o servidor php instalado!
Alguns comandos úteis:
Servidor Apache (WEB):
Parar:
$ sudo /etc/init.d/apache2 stop
Iniciar
$ sudo /etc/init.d/apache2 start
Reiniciar
$ sudo /etc/init.d/apache2 restart
Servidor Mysql (Banco de dados):
Parar:
$ sudo /etc/init.d/mysql stop
Iniciar:
$ sudo /etc/init.d/mysql start
Reiniciar:
$ sudo /etc/init.d/mysql restart
Para checar o status do servidor mysql:
$ sudo /etc/init.d/mysql status
Bom! é isso! Espero que seja de grande ajuda para quem ta começando! Em breve, irei tratar das configurações dos servidores e da segurança!
Joandson Pereira - TECNOLOGIA - LIVRE ACESSO
sábado, 21 de novembro de 2009
Cantada nerd
Notebook = R$ 2.000,00
Estudar informática = é...humm... a faculdade é pública, então é de graça mesmo, mas coloca aí uns R$ 100 entre livros e apostilas :-P
Receber cantada nerd = Não tem preço :-P
Não vai pro Jacaré Banguela mas faz alguém rir por aqui também :-P
Conisli 2009
Dentro das atrações do Festival de Cultura Digital Livre, teremos a presença do Mágico Skarlone, que usa o seu trabalho para encantar, aguçar a curiosidade, formar sorrisos, abrilhantar, enriquecer e tornar o dia de quem assiste inesquecível. É Mágico profissional há 18 anos, ele já se apresentou ao lado de grandes nomes do cenário artístico, indo desde Os Trapalhões, Xuxa, Angélica, passando por Ana Maria Braga e chegando a Jô Soares entre outros.
O Conisli 2009 terá a presença do especialista Jon Maddog Hall, reconhecido mundialmente como embaixador e líder de Linux no mundo.
Jon Maddog Hall será o responsável por aplicar a prova de LPI.
Para mais informações: http://www.conisli.org.br/index.php
Data: 4 e 5 de Dezembro de 2009
Hora: A partir das 10 hs
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som
Cidade: São Paulo
Revista Espírito Livre - 8ª Edição
Atenção, atenção, atenção, ja saiu a revista Espírito Livre deste mês, tendo como tema principal "Comunidades e Movimentos Livres", está fantástica como sempre, eu que ja devorei ela todinha, dou destaque para a matéria sobre "Ética em Informática", foi muito útil num trabalho para a faculdade, e também para a matéria " Por que o cidadão consciente deveria optar pelo software livre ", recomendo a leitura para todos, segue aí o link, ótima leitura ;-)
http://www.revista.espiritolivre.org/?p=392
domingo, 18 de outubro de 2009
Trabalho sobre EMS - Datasul
http://www.slideshare.net/guest5d2694/ems-datasul - Apresentação ppt
http://www.megaupload.com/?d=PE0WAOS0 - Texto
sábado, 19 de setembro de 2009
Contra a liberdade de expressão e compartilhamento
"De acordo com a decisão, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e outros, responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do K-Lite Nitro, estão proibidos de disponibilizar o software P2P, enquanto nele não forem instalados filtros que evitem que as gravações protegidas por Direito Autoral de titularidade das companhias representadas pela APDIF do Brasil sigam sendo violadas de forma maciça e constante pelos usuários do referido software”. Se não bastassem proibir o compartilhamento, definido simplesmente pelas grandes empresas fonográficas do país (EMI, Som Livre, Sony Music, Universal Music e Warner Music) como pirataria, os desenvolvedores é que receberam a punição pelo uso do software.
Segundo Cadari, o sofwtare K-Lite Nitro foi baseado no programa de código aberto KCEasy e não tem o objetivo de infringir direitos autorais, apesar da “potencialidade” de download ilegal. “É como uma faca, que tem a potencialidade de matar. Um carro também tem a potencialidade de matar, em acidentes de trânsito. Por que não são proibidos também?”, questiona.
“Estão colocando a culpa da queda nas vendas da indústria fonográfica em uma empresa de fundo de quintal de Curitiba”, disse Cadari, cuja empresa tem quatro funcionários. “A guerra não é só contra mim; é contra todos os internautas brasileiros, contra a liberdade de expressão”.
Agora é justo culpar o desenvolvedor pela falta de criatividade e tradicionalismo absurdo das gravadoras, em que não conseguem usar tantos outros meios possíveis para obterem os lucros?
É interessante como eles tentam defender tanto os direitos autorais, sendo que muitos dos próprios artistas são a favor do compartilhamento e da música livre, esse é o caso de bandas como O Teatro Mágico que colocam em seu site toda a discografia para serem baixadas gratuítamente.
O vocalista da banda Detonautas também é a favor da música livre, “Como músico acredito que a música é livre para as pessoas ouvirem da forma que quiserem. Agora, do lado de quem trabalha na indústria, tem que haver um meio termo para que as pessoas que trabalham e vivem da música possam ser recompensadas pelo seu trabalho. Afinal, a música surge de muito trabalho, que envolve muita gente. Mas qualquer visão radical me soa um pouco descabida. Acredito que essa questão devia ser levada ao público. As gravadoras têm que entender que a tecnologia chegou, a internet está aí, e não tem mais volta. Como músico, não sou contra as pessoas baixarem minhas músicas de graça. Eu mesmo já disponibilizei minha música de graça, mas tive que me entender depois com a minha gravadora".
Quando é que perceberão que só chegamos onde chegamos, porque informações foram passadas e compartilhadas entre gerações? Novamente a "justiça" agindo para os interesses comerciais, não para o que realmente precisam, ahhhh ..... e o Sarney continua só na pizza, pra variar.
Vários cursos on-line gratuítos
fica aí a dica
http://www.unipacto.com.br/
http://treinamento.
http://www.ibm.com/
http://www.tomasvasquez.com.
http://www.youtube.com/view_
http://www.youtube.com/view_
http://www.youtube.com/view_
http://razgrizbox.wordpress.
http://www.kretcheu.com.br/ - video aulas sobre Linux
http://www.profissionalizando.
http://www.profissionalizando.
http://www.siteselinks.com.br/
http://www5.fgv.br/fgvonline/
http://carreiradeti.com.br/
http://www.
http://cursos.linuxbrasil.org.
http://www.ccuec.unicamp.br/
:-)
Latinoware 2009
Em outubro, Foz do Iguaçu será, mais uma vez, a sede da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2009. Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da áreas, são esperadas para a sexta edição do evento, que será realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.
Como nas edições anteriores, a Latinoware deve bater recorde de público e, mais uma vez, será palco para personalidades internacionais e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina apresentarem suas soluções em Software Livre.
Para isso, a programação da Latinoware 2009 contará com palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.
Veja alguns números alcançados na edição de 2008 da Latinoware:
3.549 participantes
199 palestras
34 minicursos
23 reuniões
16 expositores
http://www.latinoware.org/node/35
Contador de usuários Gnu/Linux
Para se identificar tbm, clique aqui
domingo, 12 de julho de 2009
Montar partição fat32 no Debian automaticamente com permissões
Crie um diretório que é onde será montada a partição:
#mkdir /media/diskArq
Editando o arquivo fstab:
#gedit /etc/fstab
cole a seguinte linha no final do arquivo, claro, fazendo as necessárias modificações de acordo com seu usuário:
/dev/sda3 /media/diskArq vfat auto,users,exec,umask=000,uid=noellen,gid=noellen 0 0
e pronto, simples assim sua partição será montada automaticamente e com permissões de edição por interface gráfica, sem recorrer toda vez ao terminal, fica aí a dica ;-)
terça-feira, 7 de julho de 2009
Converter datas do mysql para o padrão brasileiro com PHP
O mysql tem o seguinte formato de data
2007-12-29
e você quer fazer-lo transformar para o seguinte
29/12/2007
então segue a função
<?
/*
Update 20/09/2008
*/
function dateformat($data){
/**///formata datas do mysql(padrão MYSQL) para o formato brasileiro....
/**/$data = explode("-", $data);
/**/$datanova = array_reverse($data);
/**/return $datanova[0] . "/" . $datanova[1] . "/" . $datanova[2];
/**/}
function dateUMformat($data){ //AAAA-MM-DD => DD-MM-AAAA
/**/// formata datas do (padrão BRASILEIRO) para o formato MYSQL....
/**/$datanova = explode("/", $data);
/**/return $datanova[2] . "-" . $datanova[1] . "-" . $datanova[0];
/**/}
Converte um DATETIME(precisa da função dateformat())
function dateformatFull($data){
/**/// Formata um DATETIME
/**/$datanova = explode(" ", $data);
/**/$soData = dateformat($datanova[0]);
/**/return $soData." ".$datanova[1];
/**/}
?>
PS: Quero criar uma classe pra reunir isso ai, mas to com preguiça agora, assim que puder posto a classe, se tiver alguem que queira fazer isso por nós fique a vontade.
PS2:
SELECT *, DATE_FORMAT(campoData, '%d/%m/%Y') as dataFull, FROM tabela;
sábado, 2 de maio de 2009
Dica - Cursos on-line gratuítos de Slackware e Linguagem C
1º Introdução ao Slackware Linux
Este é um treinamento introdutório ao Slackware Linux, onde são apresentados os conceitos do Software Livre e a utilização básica do Slackware Linux.
2º Linguagem C - UNIPAC
O Departamento de Tecnologia da UNIPAC, através de alunos do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, lança mais uma importante ferramenta para que os alunos e professores da instituição, possam se aperfeiçoar e reforçar seus estudos. O mais importante de tudo é que não mais necessitarão estarem presentes na faculdade para estudar e fazer os testes. Uma vez conectados à internet, poderão escolher um curso, estudar e fazer as avaliações de cada módulo do curso em casa.
ta aí a dica, agora é enfiar a cara nos estudos ;-)
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Uso de comandos no GNU Linux
Para descompactar arquivos em:
zip:
$unzip nomedoarquivo.zip
rar:
$rar x nomedoarquivo.rar
tar:
$tar xf nomearquivo.tar
tar.gz:
$tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
tar.bz2:
$tar -vxjpf nomedoarquivo.tar.bz2
Para configurar uma conexão adsl
$sudo pppoeconf
Para instalar um programa com extensão .deb
$sudo dpkg -i pacote.deb
Listar um diretório
ls
exemplo : teste@teste-laptop:~$ ls
-a, –all Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos) de um diretório.
-A, –almost-all Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos) de um diretório, exceto o diretó-
rio atual e o de nível anterior.
-d, –directory Lista os nomes dos diretórios ao invés do conteúdo.
-f Não classifica a listagem.
-h, –human-readable Mostra o tamanho dos arquivos em Kbytes, Mbytes, Gbytes.
pwd
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ pwd
/home/teste
Para mudar de diretório
cd diretório
exemplo:
para entrar num diretório : teste@teste-laptop:~$ cd /home/
para sair de um diretório : teste@teste-laptop:~$cd .. (isso mesmo, esses dois pontos após o espaço indicam para retornar ao diretório anterior)
opções:
• Usando cd sem parâmetros ou cd ~, você retornará ao seu diretório de usuário (diretó-
rio home).
• cd /, retornará ao diretório raíz.
• cd -, retornará ao diretório anteriormente acessado.
• cd .., sobe um diretório.
• cd ../[diretório], sobe um diretório e entra imediatamente no próximo (por exem-
plo, quando você está em /usr/sbin, você digita cd ../bin, o comando cd retorna
um diretório (/usr) e entra imediatamente no diretório bin (/usr/bin).
rm arquivo
exemplo:
teste@teste-laptop:~$rm brasero.toc ( caso já esteja no diretório do arquivo a ser removido )
teste@teste-laptop:~$ rm /home/teste/brasero.toc ( informando o caminho para o arquivo )
cp caminhoDeOrigem/arquivo caminhoDestino
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ cp brasero.toc /home/teste/diretorio ( caso já esteja no diretório do arquivo a ser removido )
teste@teste-laptop:~$ cp /home/teste/texto /home/noellen/diretorio ( informando o caminho para o arquivo )
Mover arquivos
mv arquivo caminhoParaOndeSeráMovido
teste@teste-laptop:~$ mv brasero.toc /home/teste/diretorio( caso já esteja no diretório do arquivo a ser movido )
teste@teste-laptop:~$ mv /home/teste/arquivo /home/teste/diretorio ( informando o caminho para o arquivo )
Para descobrir qual o kernel da distribuição usada
$uname -r
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ uname -r
2.6.27-11-generic
Mostrar a data do sistema
$date
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ date
Qui Fev 26 19:59:22 BRT 2009
#chmod
exemplo:
teste@teste-laptop:/#chmod 750 arquivo.txt
Montar um dispositivo
# mount opções dispositivo pontoDeMontagem
Descobrir os processos que estão sendo executados
ps
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ ps
PID TTY TIME CMD
6575 pts/0 00:00:00 bash
6601 pts/0 00:00:00 ps
top
teste@teste-laptop:~$ top
top - 20:11:10 up 46 min, 2 users, load average: 0.25, 0.16, 0.10
Tasks: 135 total, 2 running, 133 sleeping, 0 stopped, 0 zombie
Cpu(s): 6.8%us, 1.8%sy, 0.0%ni, 91.4%id, 0.0%wa, 0.0%hi, 0.0%si, 0.0%st...
Abaixo algumas teclas úteis:
• espaço - Atualiza imediatamente a tela.
• CTRL+L - Apaga e atualiza a tela.
• h - Mostra a tela de ajuda do programa. É mostrado todas as teclas que podem ser usadas
com o top.
• i - Ignora o tempo ocioso de processos zumbis.
• q - Sai do programa.
• k - Finaliza um processo - semelhante ao comando kill. Você será perguntado pelo
número de identificação do processo (PID). Este comando não estará disponível caso
esteja usando o top com a opção -s.
• n - Muda o número de linhas mostradas na tela. Se 0 for especificado, será usada toda a
tela para listagem de processos.
Para cancelar a execução de algum processo rodando em primeiro plano, basta pressionar as teclas CTRL+C. A execução do programa será cancelada e será mostrado o aviso de comando. Você também pode usar o comando ‘kill’ on the next page para interromper um processo sendo executado.
Criando diretórios
$mkdir caminho/diretório
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ mkdir /home/teste/criandoDiretorio
Removendo diretórios
$rmdir caminho/diretório
exemplo:teste@teste-laptop:~$ rmdir /home/teste/criandoDiretorio
Limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do vídeo.
teste@teste-laptop:~$/home/teste$clear
Mostra detalhes sobre a utilização da memória RAM do sistema.
free
teste@teste-laptop:~$free
Para entrar como super usuário
su ( necessário possuir a senha de super usuário)
sudo su
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ su
Sennha:
teste@teste-laptop:~$ sudo su
Reiniciar o computador
reboot
Mostrar qual usuário está conectado ao computador
who
exemplo:
teste@teste-laptop:~$ who
teste tty7 2009-02-26 19:25 (:0)...
logname
teste@teste-laptop:~$ logname
teste
Esses exemplos foram apenas para dar aquele gostinho de quero + + + + + + + , é muito importante se aprofundar, há excelentes apostilas e tutoriais que tratam do assunto na internet, um dos mais recomendados é o guia foca, que por sinal serviu também como base para essas dicas, vamos lá, nada de medo ou preguiça, só abrir o terminal e testar todos ;-)
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Web auxiliando os estudos
- Quer ficar craque em outros idiomas? Uma boa alternativa é o Live Mocha, aqui se pode aprender os mais diversos idiomas com pessoas nativas da respectiva língua, e também dá a chance de compartilhar e ajudar outros a aprenderem seu idioma.
- Se o que você precisa é de um help em Matemática, faça bom uso do Mathway, o site é em inglês, mas se tratando de números, será um bom auxílio.
- O CDTC é uma ótima alternativa para cursos a distância, oferecem muitas opções relacionadas a informática, difundindo em muitos deles o uso de programas livres.
- Muitas vezes, nada melhor do que dar uma corridinha na biblioteca on-line em busca de mais informações.
- Um jeito diferente e divertido para aprender Geografia é no Só Geografia , onde encontra-se curiosidades, jogos e até provas on-line.
- Um bem interessante também é o Física Moderna, com dicas de apostilas, dicionário e software educativos.
- O site Só Português é o lugar certo para tirar aquelas dúvidas que nos deixam loucos, é regra disso, daquilo ...
- Se estiver interessado em vídeo-aulas, uma boa dica é Videos-Educativos-Gratuítos, há centenas de vídeos a sua disposição sobre os mais diferentes temas, dou uma dica especial para os vídeos de inglês do projeto Pró-Jovem, onde se estuda de uma forma muito dinâmica e divertida.
- Se seu interesse é mais voltado a informática, pode se dedicar a aprender sobre o GNU/Linux, a liberdade do software livre que envolve nossas vidas e o futuro do mundo digital, um bom lugar pra recorrer é no Guia Foca.
Tecnologia visando segurança - Mulheres receberão "GPS rosa" como medida para se proteger
As mulheres constantemente são vítimas de ataques que chegam a consequências terríveis, como crimes sexuais, visando diminuir esse risco, cerca de 200 mulheres italianas, da cidade de Monza, receberão aparelhos de GPS, batizados de "caixas rosas", que serão instalados em seus veículos nas próximas semanas. O serviço irá funcionar 24hs e alertará a patrulha mais próxima da área de onde partir o pedido de socorro. Tiveram preferência as mulheres que trabalham a noite ou durante a madrugada, e vítimas que já denunciaram agressões,viveram ou vivem situações de risco de abuso sexual, ameaças e perseguição. Várias cidades italianas pretendem adotar essa iniciativa. Alguns países sempre recorrem a diversas alternativas para protegerem seus habitantes, já no Brasil, se tivessemos apenas investimento no policiamento e na educação ja estaríamos muito satisfeitos.