terça-feira, 30 de março de 2010

Mulheres também presentes no mundo da tecnologia

Nesse mês de Março, foi comemorado o dia internacional das mulheres, com muitos movimentos em prol da defesa dos seus direitos e igualdade, principalmente se tratando do mercado de trabalho. Mesmo com o grande avanço na conquista por seu espaço, as mulheres ainda “trabalham mais e ganham menos”, ainda que tenham mais ou o mesmo grau de formação profissional que os homens.
Ao longo da história, muitas mulheres fizeram à diferença no progresso da tecnologia, mesmo que tenham sido omitidas da história, pois como afirma Light, “A omissão da mulher na história da computação perpetua o mau entendimento da mulher como desinteressadas ou incapazes nesta área”. - Light, estereótipo desenvolvido devido às características femininas como cooperação, empatia e sentimento.
A primeira pessoa a desenvolver um programa foi uma mulher. Augusta Ada King, Condessa de Lovelace é principalmente conhecida por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
Outra mulher cujo trabalho foi muito importante para o progresso foi Grace Murray Hopper, que criou a linguagem de programação Flow-Matic, hoje extinta. Esta linguagem serviu como base para a criação do COBOL. E há muitas outras mulheres que fizeram a diferença exercendo papéis importantes ao longo da história.
Atualmente, as áreas que envolvem tecnologia e informática continuam sendo predominada por homens, embora a participação feminina sempre foi muito importante.
De acordo com Lubar, quando os primeiros computadores começaram a ser utilizados parecia óbvio que esta seria uma área feminina, uma vez que as mulheres tradicionalmente realizavam a atividade de “computar”, realização de cálculos para os cientistas. Assim, seria natural que elas continuassem a realizar essa atividade, agora com a ajuda dos computadores. Por isso, muitas das pioneiras, além de serem mulheres, eram formadas em matemática e ciências, com doutorado em matemática, e participação ativa nas ciências exatas.
Muito já foi conquistado, mas há muito ainda a se fazer, homens e mulheres podem e devem trabalhar lado a lado, as características e personalidades de cada um complementam um bom trabalho e um bom ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário