quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Workshop - Seja Dinâmico com Python

Ao longo do evento, vou tentando colocar um pouquinho do conteúdo apresentado, espero que seja de proveito.

As palestras começaram na terça feira, e a área de Software Livre começou muito bem com Python.

O palestrante Rodrigo Luis de Godoy Strauss fez uma abordagem rápida da linguagem, mostrando os pós e os contras de seu uso. Tirando o detalhe de que a palestra foi na área de Software Livre, e o Rodrigo usava windows, foi uma excelente apresentação.

Essa abordagem de python, me fez lembrar um curso muito bom e simples que comecei a fazer e recomendo, é totalmente gratuito e muito dinâmico. Clique aqui e também comece a conhecer os conceitos de Python.


A palestra você pode assistir aqui.


Pode-se achar mais informações também no site do próprio Rodrigo.

Case Modding - muito mais do que um simples PC !!!

A área de modding sempre recebe muito destaque, mas eles merecem, o povo é muito criativo, é de deixar de queixo caído:
























Bom demais!!! Arte fantástica!!!

Campus Party começou \o/

Alowwwww galera, Campus Party começou, na verdade começou na segunda feira, dia 25 de Janeiro, mas só hoje estou tendo tempo de postar por aqui, é uma verdadeira festa que envolve colaboração, conhecimento, experiência, e claro, muita festa. Este é o evento onde percebemos que as redes sociais são feitas por seres humanos, a internet é realmente uma rede de pessoas, de todo tipo e de toda formação.

Esse ano, o evento foi dividido em 4 áreas, Criatividade, Inovação, Ciência e Entretenimento Digital, que se dividem nas seguintes sub-áreas: Software Livre, Desenvolvimento, Segurança e Redes, Blog, Design, Fotografia, Música, Vídeo, Games, Simulação, Robótica e Modding.

Na segunda-feira, os campuseiros enfrentaram horas e horas de fila, no meu caso, 5 hs até conseguir pegar uma barraca, sim, isso mesmo, barraca, ficamos uma semana acampados desfrutando de uma internet de 10 GB. O evento td, tem mais de 500 hs de palestras e worshops. A medida do possível, tento trazer um pouco do conteúdo do que pude aproveitar aqui dentro.

Segue algumas fotos pra galera conhecer:

  • Assim que chegamos, a Arena ainda estava vazia, mas todo mundo ansioso para conectar logo :D aqui é onde ficam as máquinas:




Muita luta pra conseguir uma barraca, legal demais né, loucura também :


Como disse o Nerdson, uma toalha tem muitas utilidades, ajudar a identificar a barraca é uma delas, olha a minha que fofa, rosa, super meiga né :D

Logo trago mais coisas o/





domingo, 17 de janeiro de 2010

Dica - Fórum para PROGRESS - 4EachForo

Progress é um ambiente de desenvolvimento baseado na tecnologia cliente/servidor que visa oferecer soluções informatizadas a problemas das inúmeras áreas de negócio existentes. Para atingir tal meta, o Ambiente de Desenvolvimento de Aplicações Progress (ADE) oferece um completo e integrado conjunto de ferramentas de desenvolvimento gráfico para produtivamente construir, testar, e manter aplicações. No centro do ADE está a linguagem de 4ª geração Progress (4GL).

A ferramenta apresenta recursos das modernas técnicas de orientação a objetos, que busca reduzir custos de desenvolvimento e manutenção, aumento de produtividade, de qualidade, eliminação de redundância de código, entre outros. Como base temos o Data Dictionary (Dicionário de Dados) que auxilia as definições de dados com armazenamento centralizado e suporte para análise e projeto de ferramentas.

Não e tão fácil achar informações a respeito dessa linguagem e seu desenvolvimento, por isso recomendo a todos o fórum 4each, é interessante conhecer mais essa ferramenta que oferece tantas oportunidades no mercado.


Se cadastrem lá, 4EachForo ou a versão em português 4Each , fonte de muitas informações.

Apache2, MySQL5 e PHP5 no GNU/Linux

Uma das vantagens de se usar um sistema operacional livre, é a oportunidade de se chegar a um mesmo resultando usando vários caminhos diferentes. Embora ja tenha aqui no blog uma dica de como "Instalar o apache2, o php5 e o mysql5 no ubuntu", vou apresentar uma outra forma de fazer isso, bem simples também, dica do Cacá, que estava com preguiça de postar aqui no blog mas liberou um passo a passo para disponibilizar a todos. Essa instalação serve não apenas para o Ubuntu, mas qualquer distribuição derivada do Debian.

Começando por todos aqueles requisitos que o Joandson ja colocou, como abrir um terminal e blá blá blá, sempre é bom dar um sudo apt-get update antes de começar, mas vamos direto ao que interessa:

Para todos os comandos é importante estar como usuário root, para isso:

$sudo su

e colocar a senha, caso não esteja e não queira ficar, basta acrescentar o sudo antes de cada comando, exemplo:

$sudo apt-get install apache2



Apache


#apt-get install apache2


Módulo do php pra se integrar com o Apache:


#apt-get install php5 libapache2-mod-php5


Reiniciando o Apache:


/etc/init.d/apache2 restart



Pronto, simples né, vamos agora para a instalação do MySQL:


Mysql


#apt-get install mysql-server mysql-client


Ele vai mandar configurar a senha, pode deixar em branco mesmo, atenção, ele vai pedir a senha várias vezes, mas é só deixar em branco e continuar, não há problema nisso.


Modulo do php pra se integrar com o mysql:


#apt-get install php5-mysql



Agora partimos para o PHPmyAdmin


PHPmyAdmin


#apt-get install phpmyadmin


Esse é mais chato de configurar, ele vai perguntar se você quer instalar o banco do PMA, diga que sim e se quer por uma senha para ele, diga que não.


Sobre a parte dos módulos, talvez o apt já instale, portanto, se você digitar os comandos, e aparecer pacote já instalado, já sabe.


Depois de tudo instalado tem mais algumas coisas só para verificar se está tudo ok:


#apt-get install php5 libapache2-mod-php5

#apt-get install libapache2-mod-auth-mysql php5-mysql phpmyadmin



Agora é só testar:


Cria um arquivo pelo terminal:


#gedit /var/www/teste.php


Cola isso dentro dele (mas tire o espaço entre o < ? e o ? >):

< ? php phpinfo(); ? >


Salve como teste.php e acesse:


http://localhost/teste.php


Nessa página vai aparecer a tela do phpinfo e pronto, só começar a trabalhar ;-)




Dicas:

1-)Há várias opções de editores para o php, um deles é o gPHPEdit, para instalar é só colocar no terminal:

$sudo apt-get install gphpedit


2-)É bom também dar permissão de escrita global pra pasta /var/www, se não você só poderá usar como root, mas isso fica a critério de cada um, para isso coloque no terminal:


$sudo nautilus


quando abrir o gerenciador de arquivos, vai em /var/www clica com o botão direito -> propriedades -> permissões e da permissão de escrita aos grupos que aparecerem.

Eco4planet - A Natureza agradece


Há muito tempo a tecnologia tem se preocupado com os danos causados ao meio ambiente, e de diversas formas, criam mecanismos para a concientização e a preservação da natureza. Uma dessas formas é através do eco4planet.
"O eco4planet utiliza o sistema Google™ Pesquisas Personalizadas, mantendo assim a mundialmente reconhecida capacidade das buscas Google™, com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta para gerar economia de energia. Sua criação prova que pequenas ações diárias podem gerar economia de energia, resultando em menores gastos e ainda vários outros benefícios.
Desde agosto de 2009 o eco4planet efetua o plantio de árvores de acordo com o número de acessos ao portal, um passo importantíssimo para sua proposta ecológica - mais uma vez provamos que todos tem condições de colaborar com o meio ambiente e a sua participação divulgando o eco4planet é fundamental. Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal".
As pesquisas retornam os mesmos dados gerados tradicionalmente através do site do google, mas de uma forma simples, colaborar, para quem sabe, amenizar os efeitos que sofremos devido as calamidades naturais, é algo importante e que faz a diferença.



fonte: Eco4planet