sexta-feira, 11 de março de 2011

Começando a saga para ter meus direitos respeitados !!!

Olá galera, td bem?  Hoje não venho tão animada escrever no blog, por que terei que fazer um post de protesto, é injusto, como consumidora, não ter os meus direitos respeitados. Mas vou começar a explicar o meu caso...

Comprei um notebook Dell inspiron 14 com uma configuração maravilhosa, processador i-3, 4GB de memória RAM e 320 GB de HD, uma máquina para se orgulhar e não botar defeito, provavelmente atenderá perfeitamente as minhas necessidades ... mas com um defeito ... Windows 7 Home Basic. Embora já seja elogiável que a Dell venda computadores com Ubuntu, é necessário termos cautela nos elogios, isso porque as máquinas com GNU/Linux tem um hardware bem mais limitado, o que não me interessou.



Durante a compra, entrei em contato com dois atendentes no "Compre on-line via chat", onde pedi orientação para personalizar uma máquina com essa configuração mas, ou com ubuntu, ou sem sistema operacional, onde me informaram que isso não era possível, pois o site não oferece essa possibilidade, com essa resposta, já imaginei que teria dor de cabeça mais pra frente...mas como meu atual notebook está apresentando constantemente problemas na VGA, e depois de muitas recomendações, optei por comprar essa máquina, imaginando que depois poderia entrar em contato para devolver o windows ou fazer um acordo, como já ví em vários casos na internet.
Ontem o note finalmente chegou, e fiquei ansiosa para usá-lo, mas ao ligar, como já imaginava, carregou o windows e ofereceu a licença para ser aceita, como não vou aceitar, gravei um vídeo comprovando isso, e sinceramente, preferia não ter que divulgá-lo, seria tão mais simples dar opção ao consumidor.

Como deixa claro na licença, "Ao usar o software, você estará aceitando esses termos. Se você não os aceitar, não use o software. Ao invés disso, contate o fabricante ou o instalador para conhecer a política de recebimento de reembolso ou crédito ", e foi o que fiz hoje, liguei no 0800 970 3384 afim de devolver o windows e ser ressarcida do valor, até pq, conforme discriminado na nota, gastei R$ 130, 25 com softwares que não vou usar, e que não escolhi comprar, simplesmente não tive escolha.

Foram 40 minutos no telefone, passando por 4 atendentes, dois do pós venda nível 1, uma do suporte técnico, e 1 do pós venda nível 2, ... e 40 minutos, por enquanto, perdidos.
Expliquei todo o caso as 4 vezes, e no pós venda nível 2 é que deveria ter uma solução, mas o serviço ruim oferecido não proporcionou isso. A atendente teve a coragem de dizer que quem instalava o Windows era a microsoft, e que "ela era a responsável por essa casadinha" (usou exatamente esse termo), e que por isso eu deveria entrar em contato com a MS afim de ser restituída. Expliquei que estava errada, que a licença deixava claro que caso eu não aceitasse, deveria entrar em contato com o fabricante, expliquei também, usando o termo que ela mencionou, que essa "casadinha" é contra lei, e que a Dell, que vende hardware, e não software, está infligindo a  constituição, a atendente perdeu totalmente a paciência afirmando várias vezes enquanto eu falava que não poderia me reembolsar, que isso não era possível, colocou o telefone pelo menos umas 5 vezes no mudo, demorando dar um retorno, quando afirmei a lei, ela disse que não a conhecia, algo grave na minha opinião, já que sua função, é fazer ela valer com os clientes. Eu disse que isso é possível sim, e que não é o primeiro caso, que na internet tem outros casos assim, mas ignorou minha informação. Afirmei então que a única solução seria entrar em contato com o Procon, mas isso aparentemente não fez diferença, perguntei se estavam realmente gravando a ligação, caso a justiça precisasse e afirmou que sim, a identificação da ligação é o meu número do pedido, e fez questão de enfatizar que "não é que ela não estava querendo me atender, mas simplesmente não era possível", interessante como não é "possível" cumprir a lei!

Trazendo a informação então:

" A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).
O consumidor não pode ser compelido a adquirir aquilo que não quer, e deve exigir a venda do produto ou a prestação do serviço de acordo com aquilo que deseja.
Caso o fornecedor se recuse a vender o item desejado sem o outro indicado, o consumidor deve recorrer à Justiça.
Leis - Saiba quais são!  
  • A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
  • E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
  • Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
  • E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”."

Venda casada
Venda casada é crime

Agora já sabem!!!

Bem, o atendimento da Dell funciona apenas até as 18 hs, terei que esperar até segunda feira para tentar novamente entrar em contato afim de resolver isso, pretendo fazer pelo menos mais uma tentativa antes de recorrer a justiça. Enquanto isso, para não correr o risco de infringir algum contrato, o notebook continua guardado na caixa =/

Vou continuar a saga, vamos ver até onde vai esse desrespeito!!!

12 comentários:

  1. Parabéns pela coragem e pelo excelente post! espero que consiga ter os seus direitos respeitados e conte comigo para o que precisar!!!

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  2. Garota não desista.
    Tenho certeza que você vai conseguir. Tem meeu apoio total.

    Venda casada ou mesmo sem opção de escolha é um desrespeito ao consumidor.

    Se todos fizermos o que você faz, isso vai mudar.

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  3. Estamos na torcida... vou acompanhar essa novela até o final feliz :-)

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  4. Imaginava que fosse apenas burocrático mas não confuso. Nesse caso seria bom registrar também, e desde já, por escrito todos os fatos e incluir um protocolo, talvez uma carta registrada enviada para a Dell. Isso facilita muito a vida dos advogados.
    Aqui estou com a intenção de acionar a Telefonica/Lenovo pra descontar o valor da licença que vai vir na minha máquina nova na empresa. Essa sim vai ser dificil.

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  5. Colega pelo jeito aí não tão bom... Eu tempos atrás adquiri nas Lojas Americanas um notebook Itautec W7655 com uma configuração parecida com a da DELL Brasil...
    Fiz escolha baseado em minha experiência como Técnico de informática,e principalmente observando a rede bancária no país que maciçamente usa a marca Itautec... Sou extremamente feliz com minha compra pude escolher a configuração e o software Linux que veio... A intenção era substituir de imediato o SO,o que foi feito prontamente na primeira ligada... Quanto a garantia que na realidade existe só para o hardware, passando raiva tenho certeza, por morarmos no Brasil Republica das Bananas... Eu no teu lugar teria falado para que o Dell Lixo fizesse bom uso do cobrado indevidamente teu... Devem estar precisando muito pois propaganda enganosa, por mala direta chega a muita gente Rep. das Bananas afora,,, Agora quanto ao software a substituir essa amostra que de grátis tem nada, coloca um Debian Sequeeze 64 bits... E se prepara para trabalhar buscando a configuração perfeita no hardware, dê preferência a instalação pelo DVD que mais recursos tem. Por um outro lado for optar pelo Ruindows o Everest Ultimate Edition 64 Bits, existem uns genéricos pela net espetaculares, esses não escapas de ter que garimpar alguns na net alguns drives... Agora essa de justiça aqui nem rola é querer passar mais raiva, aqui bem sabe não é um país de primeiro mundo... T+

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  6. Ah faltou o principal, um ITAUTEC custa a terça parte de um DELL...

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  7. Boa tarde, Noellen.

    Recebemos sua reclamação via twitter e estamos com os seus contatos. Um representante do pós-vendas entrará em contato com você em breve.

    Atenciosamente,

    Dell Brasil

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  8. Legalidade ou não das coisas no mundo real não é tão objetivo como um algoritmo em C, mas é sempre apelável. Foi mal não acatarem sua reclamação como foi apresentada. Além do que está reclamando poderíamos reclamar a mudança na forma de venda e no teor dos contratos e EULA que acompanham o produto e que formam sua base de argumento.
    Esses questionamentos que você listou, todos eles pertinentes, podem ser cobrados formalmente da fabricante e suas respostas e implicações confrontadas em juízo...

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  9. Noellen,

    Coloca o número do protocolo do atendimento que você recebeu.

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  10. Paz e Bem, Comunidade!
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    Boa Noite, Noellen.
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    Não basta ter Lei!
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    Precisa atitude cidadã.
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    Congratulações pelo sucesso parcial em sua peleja. E, não deixe de re-correr atras do 'dano moral', pois, certamente houve.

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  11. Parabéns Noellen. São atitudes como essa que fazem as empressas andarem mais na linha. Eu também passei por isso e sei o trabalhão que dá, mas no final vale a pena.

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