quarta-feira, 16 de março de 2011

Continuando a saga .... mais um capítulo

Devido as várias reclamações do atendimento e serviço prestado pela Dell, e com a ajuda de vários amigos para a divulgação, hoje, quarta-feira, dia 16/03/2011, por volta das 10:30 hs a própria Dell entrou em contato comigo.
Na segunda feira pediram alguns dados via twitter. Haviam entrado em contato na terça feira mas como eu não estava com o número do pedido no momento, não puderam dar continuidade no atendimento.



Mas novamente, e infelizmente, o contato não foi nada proveitoso. A nova atendente fez algumas afirmações interessantes:

  • Não é uma venda casada, isso porque eu sabia quando estava comprando
  • O termo de licença do windows que aparece quando ligamos a máquina não é para o usuário, e sim para a Dell durante a instalação
  • Não é possível devolver o sistema operacional porque possui uma licença OEM, que não permite a devolução
Com essas alegações, tentaram deixar claro que não estão desrespeitando a lei, mas sim que a culpa é minha, e com isso, claro, não tenho direito nenhum.
Mas fiquei pensando nessas afirmações:
  • a questão de venda casada não é eu saber ou não o que estou adquirindo, mas sim a falta de escolha, não poder adquirir o produto que me interessa caso não aceite o outro produto que o fabricante  impõe para o cliente?
  • Se o termo de licença não é para o cliente, porque a própria Dell não clica em aceitar os termos de licença?
  • Por que na própria licença aparece: "Ao usar o software, você estará aceitando esses termos. Se você não os aceitar, não use o software. Ao invés disso, contate o fabricante ou o instalador para conhecer a política de recebimento de reembolso ou crédito " ? Já que essa não é uma escolha do cliente?
  • E porque existe a "política de recebimento de reembolso", já que não é algo real, é apenas "um consolo" devido minha insatisfação?
  • Se cada máquina está vinculada a licença, por que não me oferecem então uma máquina sem o sistema? Já que a minha só causará prejuízo a própria Dell?

Por causa da minha insatisfação com a venda, ofereceram sim um acordo, o equivalente a 4% do valor da compra, no meu caso R$ 67, 95. É importante salientar, conforme a atendente disse várias vezes, "essa é uma oferta não pela questão da venda casada", mas sim, e apenas, pela minha insatisfação.
Bem, não aceitei o acordo, não por causa do valor oferecido estar abaixo do valor pago no software, mas porque acredito que estão fazendo uma "picaretagem" com o consumidor, pelo entendimento da lei...

" A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).

O consumidor não pode ser compelido a adquirir aquilo que não quer, e deve exigir a venda do produto ou a prestação do serviço de acordo com aquilo que deseja."
 
 
...esse caso se enquadra sim como venda casada, e é um desrespeito para quem não tem a opção de escolha.





E para minha surpresa, o mais interessante é que por volta das 14:40 hs, novamente a atendente da Dell entrou em contato, afirmando que  falou com a gerente e que por isso conseguiu um desconto maior, dessa vez de R$ 100, 00 . Até agradeço o "esforço", mas se não estão errados, porque insistir nisso? Algum problema em eu perguntar para algum orgão de defesa como o Procon ou no Juizado de Pequenas Causas o que realmente se enquadra na lei? Para mais alguém essa oferta soou meio estranha?
Bem, fiquei realmente interessada em descobrir a verdade sobre isso e novamente não aceitei o acordo, será que temos direito de exigir uma nova política na venda de máquinas? Sei que talvez só eu questionar isso não fará tanta diferença, mas prefiro tentar ou aprender antes de me acomodar.
Se for uma venda casada, quero que sirva como exemplo para que outros consumidores também possam recorrer a uma solução justa, se não for, quero reconhecer que estou totalmente errada, assumir o prejuízo e nas próximas compras ir atrás de uma empresa que, se não for por lei, nos de opção de escolha simplesmente por ética, mesmo que isso de muito mais trabalho, já que em qualquer loja de varejo realmente não temos essa opção, a não ser "aceitar" o que os fabricantes impõem.
Talvez eu não consiga mais nada, perca tempo e dinheiro, já que até encerraram o meu caso no pós venda.


Mas estou interessada na resposta, vou continuar insistindo e buscando informação, o esclarecimento será proveitoso.

6 comentários:

  1. Eu era fã da Dell! mas, é demais isso! Forçar o usuário a aceitar algo que ele não quer! isso é venda casada sim! o que interessa a você no caso, é só a máquina, não o sistema! Conte comigo se precisar! vamos mudar essa realidade no nosso país!

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  2. Filhos da puta... vou ter o prazer de retuitar a tua mensagem quando conseguir o reembolso completo!

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  3. Garota, volto a repetir...

    Você é um exemplo real para que outros sigam pelo caminho certo. Não desista.

    Nós vamos te ajudar nessa luta.

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  4. Estou nessa luta tb com a LG.
    qnt mais usuários se mostrarem disposto a correr atras de seus direitos menos essas empresas tentaram fazer os clientes de babacas.

    Todos os usuários de Linux que realmente ñ precisam de Linux devem fazer o mesmo.

    [],s
    Cálcio

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  5. Noellen, estou precisando de um favor seu. Também comprei um notebook com Windows 7 (da Lenovo). Aparentemente conseguirei o dinheiro de volta, mas o Windows não veio na nota fiscal, então peço que me mande sua nota fiscal para eu poder ter uma prova do valor "real".

    Pode entrar em contato comigo pelo meu blog (que por sinal fala de um reembolso meu anterior) ou pelo e-mail (meu domínio sem o "com", do gmail).

    Agradeço imensamente.

    Sobre esse contato, a atendente só falou asneiras. A questão de não poder ser devolvido o SO, então, é uma mentira deslavada. Tem vários relatos na internet que explicam que a Dell recolhe a máquina e devolve sem SO.

    E você pode ir, sim, no Procon se informar melhor e também entrar com ação (sem custo) no juizado de pequenas causas.

    Qualquer dúvida, ajudo no que puder.

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  6. Paz e Bem, Comunidade.
    .
    Olá Noellen.
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    Muito boa 'sua' posição pessoal diante de um descarado ataque ao 'direito' coletivo/difuso (?).
    .
    Resta uma coisa a fazer:

    "Qual foi, é ou será a atitude dos Ministérios Públicos Estaduais (são 27, salvo engano) e, pq ñ do Ministério Público Federal, diante dessa prática corriqueira da 'venda casada' de softwares/hardwares por muitas e diversificadas montadoras de 'computadores' e outros eletroeletrônicos ?! Seria essa 'ação judicial privada' da Noellen 'acompanhada' pelo Ministério Público paulista como parte de sua função institucional de promover justiça ?!! Ou caberia a Noellen 'representar' ao Ministério Público !!!

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