sábado, 13 de fevereiro de 2010

Linguagem de Programação – Java – Aula 1

Olá galera, esse semestre será um pouco puxado, terei que aprender pelo menos 4 linguagens ao mesmo tempo, Progress e Delphi para o emprego, C++ e Java para faculdade, embora o que queira mesmo estudar seja Python. Mas enfim, aproveitando todas essas horas de estudo que terei que dedicar, vou compartilhando aqui o conteúdo que for absorvendo, repassando minhas aulas, exercícios :-D se mais alguém se interessar em compartilhar seu conhecimento, será bem vindo, muito mais legal do que aprender sozinha.


Essa semana tive minha primeira aula de Java, lembro de já ter visto essa matéria no curso técnico, mas as coisas ficaram um pouco confusas para mim, mas agora eu engreno hein ;-)


Um paradigma referente a programação, define o modo de se realizar alguma atividade. Na questão de desenvolvimento de sistemas, há duas opções, a construção de forma Estruturada e a Orientação a Objetos.



No caso do Java, usamos Orientação a Objetos. Na verdade, o Java não é apenas uma linguagem, e sim um conjunto de aplicações e componentes. Ele pode ser usado para o desenvolvimento em console, gráficos, dispositivos móveis e para web.


Dentre algumas vantagens apresentadas em aula foi:

  • Multiplataforma;

  • Multithread : lançar canais para que várias aplicações trabalhem juntas;

  • Distribuição gratuíta;

O Java funciona da seguinte forma: Temos o arquivo com extensão .java, depois de compilado ele gera bytecodes (com extenção .class), e através da Máquina Virtual – JVM – qualquer lugar em que a tenha instalado (a máquina virtual), é possível executar o bytecode, independente da plataforma. A linguagem .NET da Microsoft também foi pensada e criada com esse conceito, mas como não é interessante que outras plataformas além do windows sejam usadas, não temos essa liberdade que o Java oferece.



Orientação a Objeto


A Orientação a Objeto tem alguns conceitos essenciais para o seu entendimento, pode ter uma melhor explicação aqui, aqui no blog darei uma rápida visão do que a engloba:


  • Classe : é a representação de algo que existe no mundo real. Uma classe é composta por:

  • Atributos : características dos objetos;

  • Métodos : ações realizadas ou sofridas pelos objetos;

  • Objeto : Sempre pertence a uma classe, representa algo que existe no mundo real. O objeto é uma instancia de uma classe.


Ahhh uma coisa importante são os comentários, existem três tipos de comentários em Java:

// Este é um comentário de uma só linha
/* Este é um comentário de uma ou mais linhas */
/** Este é um comentário de documentação */

Por isso, durante o exemplo, colocarei vários comentários explicando o que faz cada coisa ok.

Exemplo: Vamos tentar relacionar a vida cotidiana com o Java.


Temos uma Casa (classe) com 5 cômodos (5 objetos) – 2 quartos, banheiro, cozinha e sala. Todos eles tem Lâmpadas (classe), e a possibilidade de seu estado estar acesa ou apagada. Alguns cômodos estão com a lâmpada acesa (quarto 2 e banheiro) e os outro a lâmpada está apagada (quarto 1, cozinha e sala) . Então a representação ficaria assim:


Transformando isso tudo em código:


Classe Lâmpada:


public class Lampada /*começamos definindo a classe, por convenção a primeira letra do nome da classe é maiúscula*/


{ /* A delimitação de um bloco é sempre usando a chave, então para começar, abre a chave, e para terminar, fecha a chave*/


private String estado; /*definimos o atributo, veja que ele é do tipo String, e esse tipo na verdade não é um tipo primitivo, é uma classe da linguagem, e por isso está com a primeira letra maiúscula, e lembre-se que atributos terminam com “ ; ” . Os atributos podem ser : public = disponível para todas as classes; private = visível apenas dentro da classe e protected = que eu tbm só conhecerei mais pra frente. Segundo a boa programação, os atributos devem ser private em sua maioria*/



public void acender() /*aqui definimos o método acender, ele é void porque não produz retorno da aplicação, apenas definirá a ação do atributo estado*/


{


estado = “ACESO”;


}


public void apagar() /*aqui definimos o método apagar, ele tbm é void porque não produz retorno da aplicação, apenas definirá a ação do atributo estado*/


{


estado = “APAGADO”;


}


public String mostrar() /*aqui definimos o método mostrar, ele não é void, porque retornará a ação do atributo estado, como o atributo foi declarado como String, o método tbm deve retornar uma String*/


{


return estado;


}


} // fecha classe



Agora a Classe Casa, porque a classe Lampada sozinha não fará nada:



public class Casa


{


public static void main ( ) /* aqui é onde inicia o programação*/


{


Lampada lsala = new Lampada(); /*instanciando a classe Lampada com o objeto lampada da sala = lsala*/

lsala.apagar(); (método que vem da classe Lampada)



Lampada lcoz = new Lampada();

lcoz.apagar();



Lampada lban = new Lampada();

lban.acender();



Lampada lquarto1 = new Lampada();

lquarto1.apagar();



Lampada lquarto2 = new Lampada();

lcoz.acender();



System.out.println(“A lampada da sala está” + lsala.mostrar() + “A lampada do quarto2 está” + lquarto2.mostrar()); /*aqui é onde mostramos a informação na tela, posso imprimir o estado de todos os comodos*/

}


} //fecha classe Casa


Uma coisa extremamente útil, é a indentação do código, mas aqui no blogger não foi possível fazer isso.


Agora um exercício que ficou pendente para a próxima aula e quem quiser também fique a vontade para fazer: Escrever uma classe chamada Matematica que realize as 4 operações básicas(+ - * /) sobre 2 números float.


Utilizando a classe Matematica, escreva uma classe chamada programa que realize as seguintes operações: 5.3 + 4.7. É possível construir esse programa? Por que?


Bem, vou deixar vocês curiosos quanto a isso também, e na próxima aula volto com a resposta ok. Bons estudos para nós ;-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário