domingo, 14 de fevereiro de 2010

Personalizando seu ubuntu, tudo muito mais agradável

Para algumas pessoas, o impedimento de se usar uma ou outra distribuição GNU/Linux é porque não acham sua aparência muito agradável, independente do grau de dificuldade em si. Por isso, esse post tem um objetivo simples, dar dicas de como personalizar a aparência do Gnome, em especial usando o Ubuntu 9.10.



Antes de mais nada, é importante entendermos como é constituída a interface nas distribuições. O Linux oferece uma grande variedade de interfaces e ambientes atraentes que você pode adicionar à sua instalação existente.

Esta é uma das maiores surpresas que os usuários novos encontram: uma interface gráfica de usuário não é nada mais que uma aplicação que roda em seu sistema. Ela não faz parte do kernel do Linux ou qualquer parte interna do sistema. É uma ferramenta poderosa que ativa as habilidades gráficas de sua estação de trabalho.

Padrões são importantes, como um padrão para desenhar e mover janelas em uma tela, interagir com o usuário através de mouse, teclado e outros aspectos básicos, porém importantes. Assim, foi criado e batizado o X Window System, normalmente abreviado como X11 ou só X. Ele é usado em Unix, Linux e sistemas operacionais parecidos com Unix no mundo inteiro.
A aplicação que oferece a usuários de Linux a habilidade de rodar interfaces gráficas de usuário e que usa o padrão X11 é o Xorg-X11, uma secessão do projeto do XFree86. O XFree86 escolheu usar uma licença que pode não ser compatível com a licença GPL; o uso do Xorg é, portanto, recomendado.

Na questão de interface, o Linux permite o uso de vários tipos de ambientes gráficos e gerenciadores de arquivos, alguns muito sofisticados e em 3D. Algumas interfaces disponíveis são: GNOME, KDE, XFCE, Windowmaker, Fluxbox, Blanes, Blackbox, Afterstep, Enlightenment, IceWM, FVWM, Kahakai, ZappWM, dwm, SithWM, Whim, Karmen, Sawfish, XIGE, Framer, Mavosxwm, WindowLab, OpenBox...

O usuário tem total liberdade de escolher qual deseja usar, e se quiser, pode instalar várias, e escolher qual quer usar quando o sistema estiver carregando.
As mais comuns atualmente são o GNOME e o KDE, neste tutorial, como já mencionado, vamos personalizar o GNOME numa distribuição Ubuntu.

Assim que se instala o sistema, há várias configurações necessárias a fazer, instalar drivers, programas, enfim, dei uma garimpada na internet e já achei várias dicas a esse respeito, essas configurações iniciais não será nosso foco, estamos é de olho em deixa-lo lindo e fazer outros babarem por nosso sistema.

Dicas de configurações iniciais:

Como instalar tudo em Ubuntu

Guia do hardware

Tutoriais Ubuntu

Pesquisa Google

Próximo passo, mudar o Wallpaper, a galera da Canonical tem caprichado nos wallpapers, mas sempre ficamos com gosto de quero mais, segue alguns sites onde há dezenas e dezenas de opção de papéis de parede, é só escolher o que mais agrada:

Interfacelift

Gnome-look
- o gnome-look é um site onde se encontra diversos temas para o gnome, seja wallpapers, ícones … uma porção de coisas

DesktopMachine - pra quem gosta de carros

Orkut – Há um post na comunidade Ubuntu Linux Brasil com centenas de dicas, principalmente postadas por nosso amigo Guevara, fez um excelente trabalho de pesquisa

Digitalblasphemy

eu escolhi esse aqui, gosto de wallpapers escuros e simples.

Para mudar o wallpaper, clique com o botão diretiro em qualquer lugar da área de trabalho, e vá em Alterar plano de fundo, você pode escolher qualquer opção apresentada ou colocar o seu, é só clicar em Adicionar e navegar até onde está sua imagem, clique em abrir e pronto.



Nessa mesma janela, vc pode fazer outras alterações, vá conhecendo as outras abas e escolhendo os modelos que mais agradam.



Depois de mudar o wallpaper, as barras de ferramentas não devem ter combinado muito, então vamos alterar tbm, é só ir com o botão direito em cima da barra, ir em propriedades → Cor de fundo, clique em Cor Sólida e regule a barra de transparência de acordo com seu gosto.






Outra coisa importante é o uso do nosso bom, belo e invejado Compiz – Fusion , para não ficar repetitivo, há ótimo tutoriais na internet sobre ele, recomendo este aqui , e esse efeito de fogo é o recurso do Skydome, que no tutorial ensina também como colocar.



Mais uma coisa que é possível mudar são os ícones usados, de novo vamos no gnome-look e escolher os mais atraentes, eu escolhi esse aqui . É só clicar em download e salvar onde vc deseja, não é necessário descompactar, para instalar vá em Sistemas → Preferências → Aparência , na aba Tema, clique em instalar e navegue até o arquivo que você baixou, clique em Abrir e em Aplicar novo tema, fácil né !

Uma olhadinha em como ele está por enquanto ;-D




Agora vamos instalar a barrinha do avant windows navigator, esse tutorial é excelente para isso, a única mudança que sugiro é, quando der o comando de instalação que é o sudo apt-get install avant-window-navigator-svn apague esse “-svn” no final e coloque apenas sudo apt-get install avant-window-navigator.

Para que ela inicie junto com o sistema, vá em Sistemas → Preferências → Aplicativos de Sessão, clique em Adicionar, na nova janela coloque em nome : AWN e em comando: avant-window-navigator, depois clique em adicionar e em fechar.

A minha última recomendação é instalar o gDesklets, são vários aplicativos que podemos colocar na área de trabalho, para instalar digite no terminal: sudo apt-get install gDesklets , depois vá em Aplicativos → Acessórios → gDesklets e coloque os aplicativos que achar mais válidos.

Para que ela inicie junto com o sistema, vá em Sistemas → Preferências → Aplicativos de Sessão, clique em Adicionar, na nova janela coloque em nome : gDesklets e em comando: gdesklets shell, depois clique em adicionar e em fechar.

Pronto, com isso você já deve ter deixado o seu sistema mais agradável, para mais recursos, o tio google com certeza será de grande auxílio. Segue agora mais algumas fotos pra deixar com água na boca.

Tem alguns posts em comunidades onde fica aberto para usuários postarem os seus screenshots, tem várias dicas legais também.














2 comentários:

  1. Boa noite, Primeiramente gostaria de parabenizalo por ser mais um que está ai a disposição de ajuda, e gostaria de saber se tem onde consigo alumas dessas imagens que vc usa de papel de parede, esses tipos de imagens me agradam muito,
    desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Então, tá! Mas como eu faço para colocar o sawfish no Ubuntu? Tentei tudo que fazia no Fedora e no Slackware. Nesses dois sistemas, era bem simples:

    emacs ~/.xinitrc
    sawfish &
    exec xfce2-session

    Agora é só recomeçar a máquina. Se você quer treinar:

    sawfish --replace

    Nada disso funciona no Ubuntu. Estou tão desesperado para fazer funcionar o sawfish, que pediria que me enviassem um email com a resposta. O endereço é edu500ac@gmail.com

    Muito obrigado por ajudar.

    ResponderExcluir